BoJack Horseman: A 6º Temporada

Review: 6º Temporada de BoJack Horseman
A Série No Geral.

BoJack Horseman é uma série que trata de muitos momentos sentimentais e até reflexivos. E essa 6° temporada é o fechamento bem interessante para todos os núcleo da série. A série no seu todo mostra problemas corriqueiros que acontecem hoje em dia, também mexe com temas muito sérios como depressão e vícios.



A série nessa linha final não procura justificar as atitudes do cavalo. Mas objetivo disso foi mostrar como BoJack foi de um promissor astro da TV, para um víciado, sem confiança em si mesmo. A mudança de BoJack foi um processo bem suave, por exemplo quando BoJack bebe para finalizar uma cena de Horsing’ Around e assim ele associa a bebida com confiança, isso vira uma grande armadilha para ele no futuro. E a produção não entra no erro de tentar apontar um culpado.

Não É Normal Se Sintir Tão Triste Assim !

Com muita ultilização de flashbacks, essa temporada traz um diferencial que é falar sobre o problema da depressão que a Diane passa, a série mostra que há algo de errado em conviver com a trsiteza que assola a sociedade moderna. Diane dês da infância teve uma família que nunca a apoiou, assim ela se habituou a viver com essa trsiteza dentro de sí, e alimentou uma esperança que esse sofrimento um dia teria algum retorno, assim fazendo com que ela se torna-se especial depois de tudo isso.

No fechamento do arco dessa temporada eles mostram várias fases do tratamento de diane, fala sobre os sentimentos bons quando os remédio exerciam efeito, também mostra sobre abstinência quando se para de tomar, também mostra a negação e a aceitação que está tudo bem ter que pedir ajuda. Tudo isso para mostrar de forma dolorosa fazendo com que a história de Diane não acabe de um jeito ou um jeito triste, isso pra mostrar que a depressão é algo que ela terá que conviver o resto da vida, que vai ter momentos bons e momentos ruins.

Geração Sem Futuro

Outro personagem que teve seu encerramento de arco, foi o Todd, que finalmente conceguiu ter uma relação melhor com sua fámilia. Todd dês do inicio da série foi representado como um cara criativo para resolver coisas, mas ao mesmo tempo tão atrapalhado e confuso que acaba sempre se metendo em furadas. Mas falando sobre o sua relação familiar, no desenvolvimento da série é mostrado que ele foi expulso de casa pela sua mãe para que pudesse "tomar um jeito na vida". Mas no final a reflexão que a história de Todd passa é que Todd jamáis será oque a sua mãe gostaria que ele fosse. Mostra que ele não é apenas um jovem sem futuro, mas não é também só alguém inventivo. Ele é isso tudo ao mesmo tempo, e um caminho para a construçaõ de uma relação saudável com a sua mãe é a aceitação dos dois lados. Era necessário que ele percebesse que sua mãe não é perfeita, e que ela prescisava entender que Todd não existia pra atender as suas expectativas.

Culpa, Medo E O Futuro

A segunda coadjuvante que tem seu arco lindamente finalizado é Princess Carolyn. Depois de realizar o sonho de ser mãe - e enfrentar todos os desafios que chegaram com isso - a personagem finalmente encontra seu lugar no mundo. Parte dos problemas dela sempre foram ligados a BoJack. Até mesmo durante seu relacionamento com Ralph, a jovem nunca conseguiu viver sua vida sem estender a mão para seu colega de trabalho e de vida. A relação entre os dois é confusa e errada de muitos jeitos, mas a forma com que Carolyn define toda essa dedicação, explicando que BoJack é o amor de sua vida e ela quer que esse amor tenha um final feliz, é a maior declaração de amor que um amigo pode fazer ao outro. A cena final entre os dois personagens reflete isso e tanto ele quanto ela podem seguir seus caminhos em paz agora.



Ainda que todos esses personagens sejam totalmente importantes, é em BoJack Horseman que reside a maior mensagem da série. Ele é o personagem “errado” que não queremos ser, mas não conseguimos evitar de gostar. A reflexão que o cavalo faz sobre sua trajetória é o que o liga à toda uma geração de jovens adultos confusos. BoJack se sente “a cópia de uma cópia”. Ele não sabe como deve agir ou como tomar boas decisões em sua vida. Até mesmo no episódio final, ele afirma que prefere estar em um lugar que toma as decisões por ele, assim não há o risco de “estragar tudo”.

BoJack é o retrato de uma geração que não foi preparada para enfrentar os problemas da vida. Entre criações superprotetoras e outras abusivas, parece que a geração anterior não soube nos dizer como viver e tentar ser feliz. Em um mundo repleto de informações e redes sociais, em que todos sabem da vida de todos sempre, parece que sempre estamos errados e, ao buscar a resposta nas nossas bases, não encontramos nada. Todos os lares mostrados na animação são disfuncionais de alguma forma: Diane cresceu em uma casa que não a entendia; BoJack carregou o peso de ter “destruído” os sonhos de seus pais; Todd não soube lidar com expectativas e foi expulso; Carolyn tinha uma mãe que acreditava que o casamento era a melhor solução para sua vida. O único que sai dessa curva, e pode ser considerado o mais feliz do programa, é o labrador Sr. Peanutbutter.



Fazer essa constatação tão dura nem de longe tem o objetivo de culpar pais pelos nossos problemas. Apenas traz a maior verdade de todas: para seguir em frente, é preciso deixar o passado para trás. Não esquecê-lo, apenas superá-lo a ponto do que aconteceu antes não ser mais capaz de te afetar. É isso o que BoJack faz nesta temporada final. Ele senta na mesa com todas as suas culpas do passado e se despede delas em um processo traumático, mas necessário para que ele dê um passo a mais em direção ao futuro. BoJack dá adeus àqueles que já foram e apenas após isso ele começa a pagar, de verdade, pelos erros que cometeu. E é assim, no meio da história, que o seriado escolhe ter o seu final. Os caminhos de todos ali continuarão e não há uma moral da história ou uma fórmula certa para viver. No meio do caos que é a vida, a única coisa que podemos fazer é enfrentar um dia de cada vez, da melhor forma possível.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rick and Morty - Depois do hype

The Midnight Gospel: Por que assistir ?